Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.

Filipenses 2:3

A humildade é crucial para a harmonia dentro da igreja. Quando consideramos o próximo maior do que nós mesmos, estamos preservando o nosso irmão e afastando de nós a altivez. Se todos - como igreja - tem a mesma visão, uns servirão aos outros e a igreja renderá frutos saudáveis.

Onde há humildade não existe egoísmo e competição. Jesus é o maior exemplo a ser seguido. Não viemos ao mundo para competir, mas para servirmos uns aos outros em amor. Cristo - como rei - se fez servo e doou a sua própria vida em nosso favor:

"Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". (Mateus 20:26-28)

Tenha Jesus como a sua principal influência, seja um servo! Quem está disposto a servir não está preocupado com posições e cargos ministeriais. Quando agimos com humildade estamos gerando um ambiente harmônico e livre de competição.

Cultivando um coração humilde:

  • Tenha Jesus como exemplo. Leia o Evangelho, procure ser um imitador de Cristo!
  • Evite comparações. Comparações pode gerar brigas e nos afastar da comunhão.
  • Não sirva os outros por causa da posição social - ou ministerial. Antes, sirva a todos com amor e respeito.
  • Considere os outros superiores a si mesmo. Todos são importantes no corpo de Cristo.

Para Orar:

Senhor Jesus, quero seguir os Teus passos. Ensina-me a ter um coração mais humilde e amoroso. Em nome de Jesus, amém!