Multiplicam-se as críticas à citação de Deus na política. A primeira
crítica é que por ser o Estado laico, não deve haver referência à
religião. Tese errada. Estado laico é aquele que não opta por uma linha
religiosa em detrimento das outras. Logo, excluir Deus do cenário não é
ser laico, é ser estado confessional ateu. Os ateus são bem-vindos, mas
os cristãos
idem. É errado querer tirar Deus da conversa. Sendo
laico, o Estado aceita e quer que todos convivam bem: ateus, católicos,
protestantes, judeus, umbandistas, budistas, muçulmanos etc.
Em
eleições anteriores quiseram depreciar Dilma por ser ateia, e isso foi
criticado. Agora querem depreciar Marina por ser da Assembleia de Deus, e
tem que haver igual repulsa por tal viés de preconceito religioso. O
caminho correto está em não discriminar, mas também em não querer
eliminar este item da avaliação global a ser feita. Cada candidato(a)
deve ser avaliado(a) pelo “conjunto da obra”. A orientação religiosa não
é o suficiente para escolher ou rejeitar um candidato, mas também não é
correto ignorar que tal orientação indica valores. É legítimo procurar
candidatos de valor para os cargos públicos, logo, é lícito que uma
pessoa escolha um candidato cujos valores coincidam com os seus.
O
fato é que há movimentos querendo impedir que haja bancadas ou voto com
base no viés religioso. Repito: querer calar quem fala em Deus é
mordaça, e querer colocar tais assuntos restritos ao interior dos
templos é criar guetos. Isto não é admissível em uma democracia nem no
Estado laico. Mordaça é autoritarismo e gueto é coisa de nazistas. Não
aceito mordaça nem gueto, nem para mim nem para ninguém, nem para o
crente nem para o ateu, nem para o heterossexual nem para o homossexual.
Afinal, Deus é amor e o amor não faz mal ao próximo, não folga com a
injustiça, não é egoísta, não se alegra (nem concorda) quando alguém faz
alguma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo (1
Coríntios 13).
As pessoas escolhem seus candidatos como querem: por serem do Vasco ou do Flamengo, por serem ruralistas, ou
gays,
ou artistas, até palhaços admitem sem nenhuma grita (e Tiririca me fez
sorrir, pois não se soube de ter recebido nada ilícito nos últimos
quatro anos. Parabéns para ele). O que se insinua é que as pessoas podem
escolher votar por
qualquer motivo,
menos pela fé.
Isso, se ocorrer, tem nome: preconceito, perseguição religiosa, violação
dos direitos humanos previstos na CF e nas declarações de direitos
universalmente aceitas.
Outra crítica é feita à enorme quantidade
de candidatos padres e pastores. Vi charges com Deus “dizendo” que Ele
não autorizou o uso de Seu nome. Aí, me perdoem, mas parece haver um
equívoco: o problema não é citar Deus, o problema é citá-Lo sem seguir
Suas orientações. O problema não é pastor ou padre candidato, mas sim se
ele se comporta, ou não, de acordo com a fé que diz professar. A Bíblia
diz “
aparte-se da iniquidade todo aquele que professa o nome do Senhor” (2 Timóteo 2.19).
Eu
quero candidatos que se apartem da iniquidade. Se for para seguir esse
único versículo da Bíblia, já terá o meu voto. Ele não receberá propina
nem dará contratos para amigos e parentes, não deixará superfaturarem
obras e não escolherá para os cargos apenas os apadrinhados (que, por
não precisarem estudar nem trabalhar, em geral são incompetentes).
A
Bíblia diz para os cristãos não se corromperem, não furtarem, para
ajudarem os pobres e necessitados. A Bíblia proíbe o lucro exagerado dos
bancos, o trabalho escravo das empresas de roupas finas, a defraudação
em negócios estatais, o preço desonesto nas obras públicas e nas
licitações, o racismo nos estádios. Ela indica a ajuda aos órfãos e
viúvas, os valores do trabalho e da dedicação, o pagamento em dia dos
trabalhadores etc. A Bíblia é contra a sonegação fiscal e a favor do
trabalho e da distribuição de riqueza. Jesus também falou que aquele que
trabalha mais deve receber mais. Está tudo lá. Espera-se que um
candidato seguidor da Bíblia siga tudo isso e duvido que alguém possa
dizer que votar nesses valores é votar errado.
O desafio de cada cristão eleitor é evitar aquele que
APENAS DIZ que é cristão, é achar e votar naquele que se
COMPORTA como
cristão. Martinho Lutero chegou a dizer que preferia votar em um
muçulmano sábio (ou seja, que se comportasse de acordo com os princípios
que a Bíblia fornece) do que em um “cristão tolo”, ou seja, aquele que
não age como tal. Voltamos ao ponto inicial: é legítimo que um cristão
vote em quem tem valores cristãos. Valores de que o país
desesperadamente necessita.
Como diz Jesus: “
Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores” (
Mateus 7:15). Evitemos os tais. Mas também devemos ter cuidado com os lobos que se vestem de lobo mesmo.
As
Escrituras trazem exemplos de governantes que foram sábios pela ajuda
de Deus: José do Egito, Salomão, Daniel, Neemias. São ótimos exemplos
para o Brasil de hoje e quem melhor para seguir tais exemplos do que
aqueles que acreditam na Bíblia e na sua inspiração divina? Deus nos
envia como “Embaixadores de Cristo” (2 Coríntios 5:20) e nos comissiona
como “a carta de Cristo” enviada para apregoar justiça (2 Coríntios 3.2 e
Provérbios 31:8,9). Então, Deus quer mesmo que cristãos se candidatem,
mas para que lutem por justiça e pelos valores bíblicos.
A Bíblia é
uma clara procuração de Deus para quem desejar segui-Lo na vida ou na
política. Mas é uma procuração com determinações claras. Não apenas para
a fachada. Li que um pedido de pastores era o veto de uma lei que
impedia som alto depois das 22 horas. Não sei se é verdade, mas se for,
alerto: não é para isso que precisamos de cristãos na política. Não é
para cuidar de interesses menores, ou pessoais, ou para ter o direito de
incomodar terceiros. Não é para discriminar nem para praticar
“desamor”. Precisamos de cristãos na política, sim, mas para agir no e
pelo interesse da sociedade, da solidariedade, da justiça, do trabalho,
do direito de semear e de colher; cristãos que lutem por um país mais
justo, sem tanto furto, corrupção e defraudação.
O cristão, como
qualquer cidadão, vota pelos motivos que bem quiser. Se quiser votar em
cristão, isso é um direito. Porém, alerto: se for por aí, deve buscar
não o
rótulo, mas o
comportamento.
O cristão pode (e acho mesmo que deva) votar em quem segue os valores
bíblicos. Jesus diz que aquele que o obedece é que de fato o ama: “Se me
amardes, guardareis meus mandamentos” (João 14:15). Jesus disse que o
bom filho é aquele que obedece (Mateus 21:28,32).
Não tenhamos
dúvidas: o que mais falta hoje na política e no governo são valores que a
Bíblia recomenda: honestidade, justiça, serviço ao próximo, repúdio à
defraudação. São valores que diversos não cristãos também acalentam.
Logo, que todos escolham quem demonstra seguir tais valores, que todos
votem em quem se comporta com decência.
Não cristãos não podem
querer impedir que cristão vote em cristão, assim como seria errado um
cristão querer impedir que ateu vote em ateu, ou ruralista em ruralista,
ou ativista em ativista. E cristãos e não cristãos irão bem melhor se
seguirem os valores que tantos ateus e teístas de todas as sortes
defendem: governantes honestos, que sirvam ao público ao invés de se
servirem do público.
Eu sou cidadão e voto como quiser. Usando este direito constitucional, escolho votar em quem se comporta como cristão.
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