3.11.2011

MÍDIA SUBLIMINAR.

No nome Disney a letra"D" colocada ao contraria forma o numero "6". O pingo do " I" e o "Y" também formam o numero 6, conseqüentemente 666
===///=== Como surgiu ? ===///=== A Teoria Subliminar remonta ao filósofo grego Demócrito (400 a.C.) e é descrita por Aristóteles, Montaigne, pelo físico brasileiro Mário Schenberg, pelo filósofo da linguagem Vilem Flusser e vários outros. Os efeitos dos estímulos sensoriais imperceptíveis conscientemente vêm sendo medidos pela Psicologia Experimental, até que, em 1919, o Dr. Otto Poetzle (ex-discípulo de Freud) prova que as sugestões pós-hipnóticas têm o mesmo resultado prático dos estímulos subliminares para alterar o comportamento humano. Estas pesquisas saem da universidade para afetar a nós, cidadãos-eleitores-consumidores, em 1959, quando o publicitário Jim Vicary coloca um taquicoscópio (projetor de slides, nome cuja origem vem de táquios = velozes, como o estroboscópio anteriormente criado) no filme Picnic, estrelado por Kim Novak, projetando frases (como ''drink Coke'') numa velocidade de 1/3000 de segundo, imperceptíveis pela consciência, aumentando assim as vendas do refrigerante. Tal experimento foi denominado Experimento Vicarista. Nos anos 70, a tecnologia subliminar é adaptada à mídia televisão em um frame (1/30 de segundo) no jogo infantil Kusher Du, obtendo ótimos resultados. A partir de então, capas de revistas, fotos de anúncios publicitários e propaganda eleitoral passam a empregar indiscriminadamente subliminares... até serem denunciados por um Ph.D canadense, o psicólogo Wilson Brian Key, em uma série de livros corajosos e polêmicos, apoiados pelo criador do termo Aldeia Global, o teórico de Comunicação McLuhan, que prefaciava suas obras. Fisiologicamente, o olho humano tem umas células chamadas bastonetes, que formam a visão periférica (chamada de fundo, pela psicologia da Gestalt), e outras chamadas cones, que constituem a fóvea, nosso foco de visão consciente (figura, na Gestalt). Tudo o que é percebido pelo consciente-foco-fóvea-cones-figura... é o subliminar-inconsciente-bastonetes-fundo! O mesmo princípio aplica-se ao ouvido: o fundo musical, que dá o ''clima'' de anúncio publicitário ou filme de terror, é subliminar enquanto você estiver focalizando atento a fala e os gestos do ator-personagem. Houve até um jingle brasileiro feito para os automóveis Chevrolet cujo ritmo melódico era em um ciclo de 72 batidas por minuto, o que provocava, subliminarmente, memórias inconscientes no ouvinte do ritmo cardíaco da mãe o amamentando, persuadindo-o a amar e sentir-se protegido pelo automóvel-mamãe. Este jingle fazia o consumidor regredir a um estágio psicológico infantil, chantageando-o a comprar e criando o desejo pelo carro anunciado, de modo a fazê-lo sentir-se culpado por não poder comprá-lo. É possível que tal fato provocasse danos psíquicos perceptíveis ao consumidor e conseqüências sociais imprevisíveis. Hoje, as telenovelas usam o merchandising, inserindo os produtos (motos, sorvetes, sandálias, bancos, perfumes, roupas, etc.) na narrativa de modo aparentemente inocente e inofensivo. Mas estas aparições são muito mais caras que as inserções comerciais normais - caras por terem efeitos maiores e melhores sobre o consumidor. Por outro lado, grandes empresas colocam vírus nos computadores que fazem piscar na tela (efeito flicker) frases como ''trabalhe mais rápido'', para aumentar a produtividade dos empregados. Também supermercados instalam som ambiente com as frases ''sou honesto'' e ''roubar é errado'', a fim de reduzir os índices de furtos entre os clientes, e bancos agem de forma semelhante para estimular aplicações financeiras. ===///=== Flávio M. A. Calazans, Doutor em Ciências da Comunicação pela USP. ===///=== www.calazans.ppg.br A cena acontece aos 28 minutos do filme e é imperceptível a velocidade normal. Os dois ratinhos usam um albatroz velho como avião. Ele perde altura e passa em frente a vários prédios. Numa das janelas estão as fotos. Só é possível detectar a imagem em velocidade menor do que 30 quadros por segundo. Mesmo assim, a Disney recolheu as fitas para 'manter nossa promessa às famílias de que elas podem confiar que a marca prove o melhor em entretenimento familiar'. Outros rumores envolvendo imagens subliminares atingem 'O Rei Leão': a formação de nuvens de poeira formaria a palavra sexo. (Patrícia Decia) - Folha de S.PAULO-15/jan/99.te!

"Mulher nua está em 'Bernardo e Bianca': Disney admite ter encontrado mensagem subliminar e recolhe 3,4 milhões de fitas de vídeos nos Estados Unidos" Pela primeira vez na história da companhia, a Disney admitiu ter encontrado imagens subliminares num de seus filmes de animação. A foto de uma mulher com os seios de fora aparece em 2 quadros de 'Bernardo e Bianca' ( 'The Rescuers'), de 1977, a história de 2 ratinhos que ajudam uma menina a se livrar de seqüestradores. No último dia 8, a Disney soltou um comunicado oficial afirmando que os vídeos do filme, relançados no mercado americano em 5 de janeiro, contém 'imagens de fundo objetáveis'. Cerca de 3,4 milhões de fitas já foram recolhidas nos EUA em decorrência do achado.

A Disney Admite!

"Mulher nua está em 'Bernardo e Bianca': Disney admite ter encontrado mensagem subliminar e recolhe 3,4 milhões de fitas de vídeos nos Estados Unidos" Pela primeira vez na história da companhia, a Disney admitiu ter encontrado imagens subliminares num de seus filmes de animação. A foto de uma mulher com os seios de fora aparece em 2 quadros de 'Bernardo e Bianca' ( 'The Rescuers'), de 1977, a história de 2 ratinhos que ajudam uma menina a se livrar de seqüestradores. No último dia 8, a Disney soltou um comunicado oficial afirmando que os vídeos do filme, relançados no mercado americano em 5 de janeiro, contém 'imagens de fundo objetáveis'. Cerca de 3,4 milhões de fitas já foram recolhidas nos EUA em decorrência do achado.

A Disney Admite!

"Mulher nua está em 'Bernardo e Bianca': Disney admite ter encontrado mensagem subliminar e recolhe 3,4 milhões de fitas de vídeos nos Estados Unidos" Pela primeira vez na história da companhia, a Disney admitiu ter encontrado imagens subliminares num de seus filmes de animação. A foto de uma mulher com os seios de fora aparece em 2 quadros de 'Bernardo e Bianca' ( 'The Rescuers'), de 1977, a história de 2 ratinhos que ajudam uma menina a se livrar de seqüestradores. No último dia 8, a Disney soltou um comunicado oficial afirmando que os vídeos do filme, relançados no mercado americano em 5 de janeiro, contém 'imagens de fundo objetáveis'. Cerca de 3,4 milhões de fitas já foram recolhidas nos EUA em decorrência do achado.

A Disney Admite!

"Mulher nua está em 'Bernardo e Bianca': Disney admite ter encontrado mensagem subliminar e recolhe 3,4 milhões de fitas de vídeos nos Estados Unidos" Pela primeira vez na história da companhia, a Disney admitiu ter encontrado imagens subliminares num de seus filmes de animação. A foto de uma mulher com os seios de fora aparece em 2 quadros de 'Bernardo e Bianca' ( 'The Rescuers'), de 1977, a história de 2 ratinhos que ajudam uma menina a se livrar de seqüestradores. No último dia 8, a Disney soltou um comunicado oficial afirmando que os vídeos do filme, relançados no mercado americano em 5 de janeiro, contém 'imagens de fundo objetáveis'. Cerca de 3,4 milhões de fitas já foram recolhidas nos EUA em decorrência do achado.

A cena acontece aos 28 minutos do filme e é imperceptível a velocidade normal. Os dois ratinhos usam um albatroz velho como avião. Ele perde altura e passa em frente a vários prédios. Numa das janelas estão as fotos. Só é possível detectar a imagem em velocidade menor do que 30 quadros por segundo. Mesmo assim, a Disney recolheu as fitas para 'manter nossa promessa às famílias de que elas podem confiar que a marca prove o melhor em entretenimento familiar'. Outros rumores envolvendo imagens subliminares atingem 'O Rei Leão': a formação de nuvens de poeira formaria a palavra sexo. (Patrícia Decia) - Folha de S.PAULO-15/jan/99.

Nenhum comentário: