10.31.2011

Cristãos americanos, em debate pelo Halloween




















Para muitos cristãos americanos, o Halloween é inocente, inocente e divertido, doçura ou – travessuras, esculpir abóboras e vestir fantasias com alegria.





Pastor faz a "casa inferno", para evangelizar no Halloween
Para outros, porém – especialmente para alguns cristãos conservadores e fundamentalistas – Halloween é uma celebração do mal e não tem lugar na vida de um crente.

“Nós não endossamos isso e nem celebramos isso”, disse Joe Hernandez, pastor da Igreja Worshipwalk em Los Angeles, que pertence à tradição conservadora Pentecostal. “As pessoas estão comemorando o feriado do diabo.”

A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, “Todo o Dia de Buracos” (ou “Todo o Dia de Santos”), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.

Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas – nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.

Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).

Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.

Alguns cristãos, como Hernandez, acredita que as raízes pagãs do Halloween podem abrir a porta para o mal. É por isso que Igreja de Worshipwalk estará realizando um festival da colheita no estacionamento da igreja nesta segunda-feira, com jogos infantis e pinturas faciais.

Hernandez chama de colheita o coração para Deus.

Algumas igrejas conservadoras vão um passo além, tentando cooptar o feriado com casas assombradas – chamadas de “casas inferno” – que são projetados para dar um vislumbre da condenação eterna, na esperança de fortalecer a fé.

“Há mentiras de Satanás em que não há redenção em Jesus e não há uma mensagem que vai mudar a sua vida”, disse Keenan Roberts, que afirma ser o inventor da casa do inferno, na qual as pessoas andam, exatamente como eles fariam em uma casa assombrada.

“Ela foi projetada para alcançar ” som e imagem “idade”, disse Roberts. “A mensagem é sagrada, mas o método não é.”

Na casa do Inferno, atores reais retratam cenas de aborto, estupro, suicídio e homicídio, embora a viagem através da casa culmina em cenas de redenção através de Jesus.

O pastor da igreja fundamentalista New Destiny perto de Denver, Colorado, Roberts disse que seu ministério tem recebido muitas críticas por aquilo que os críticos dizem que é “ir longe demais.”

Mas ele disse que as crianças de hoje são tão insensíveis que ele fará o que for preciso para obter a mensagem de salvação e criar raízes.

“Halloween para mim é um tempo para se divertir”, disse Wayne Walters, pastor da Primeira Igreja Metodista Unida em Burbank, Califórnia. “Lembro-me de crescer – no Halloween eu fazia docura ou travessuras. Eu estava nela para os doces”.

“No Natal eu colocava biscoito e leite para o Papai Noel, que sempre teve tempo para sentar e apreciá-los”, continuou ele. “Nenhum desses eu acho que teve uma influência negativa, destruído ou diminuído a minha fé”, disse ele ao Blog Belief.

Na sua opinião você acha que o cristão pode comemorar o Halloween?

Fonte:Portal Padom

Nenhum comentário: