3.12.2018

JEREMIAS CAP.23 V.23






CONTRA OS FALSOS PROFETAS


23"Sou eu apenas um Deus de perto",
pergunta o Senhor,
"e não também um Deus de longe?
24Poderá alguém esconder-se
sem que eu o veja?",
pergunta o Senhor.
"Não sou eu aquele que enche
os céus e a terra?",
pergunta o Senhor.
25"Ouvi o que dizem os profetas, que profetizam mentiras em meu nome, dizendo: 'Tive um sonho! Tive um sonho!'
26Até quando os profetas continuarão a profetizar mentiras e as ilusões de suas próprias mentes?
27Eles imaginam que os sonhos que contam uns aos outros farão o povo esquecer o meu nome, assim como os seus antepassados esqueceram o meu nome por causa de Baal.
28O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha a ver com o trigo?", pergunta o Senhor.
29"Não­ é a minha palavra como o fogo", pergun­ta o Senhor, "e como um martelo que despeda­ça a rocha?




30"Portanto", declara o Senhor, "estou contra os profetas que roubam uns dos outros as minhas palavras.
31Sim", declara o Senhor, "estou contra os profetas que com as suas próprias línguas declaram oráculos.
32Sim, estou contra os que profetizam sonhos falsos", declara o Senhor. "Eles os relatam e com as suas mentiras irresponsáveis desviam o meu povo. Eu não os enviei nem os autorizei; e eles não trazem benefício algum a este povo", declara o Senhor.

Profecias falsas e profetas falsos

33"Quando este povo ou um profeta ou um sacerdote perguntar a você: 'Qual é a mensa­gem pesada da qual o Senhor o encarregou?', diga-lhes: Vocês são o peso! E eu os abandonarei", declara o Senhor.
34"Se um profeta ou um sacerdote ou alguém do povo afirmar: 'Esta é a mensagem da qual o Senhor me encarregou', eu castigarei esse homem e a sua família.
35As­sim dirá cada um de vocês ao seu amigo ou parente: 'O que o Senhor respondeu? O que o Senhor falou?'
36Nunca mais mencionem a expressão 'Esta é a mensagem da qual o Senhor me encarregou', senão essa palavra se tornará uma 'carga' para aquele que a proferir; porque vocês distorcem as palavras do Deus vivo, do Senhor dos Exércitos, do nosso Deus.
37É assim que vocês dirão ao profeta: 'Qual é a resposta do Senhor para você?' ou 'O que o Senhor falou?'
Mas, se vocês disserem: 'Esta é a mensagem da qual o Senhor me encarregou' ", assim diz o Senhor: "Vocês dizem: 'Esta é a mensagem da qual o Senhor me encarregou', quando eu os adverti de que não dissessem isso.
39Por isso eu me esquecerei de vocês e os lançarei fora da minha presença, juntamente com a cidade que dei a vocês e aos seus antepassados.
40Trarei sobre vocês humilhação perpétua, vergonha permanente, que jamais será esquecida".

Nenhum comentário: