5.25.2021

Eclipse lunar resultará em ‘lua de sangue’ visível do Brasil; Entenda as profecias bíblicas

 



Uma nova lua de sangue deverá surgir no céu nos próximos dias, ressuscitando um antigo debate no meio cristão sobre seu significado diante das profecias bíblicas. Esse será o primeiro eclipse lunar em 2021.


O evento astronômico deverá ser concluído no final da madrugada da próxima quarta-feira, 26 de maio, por volta das 06h45, quando a lua cheia está próxima do perigou, o ponto orbital mais próximo da Terra. Essa explicação técnica costuma ser referida popularmente como “lua de sangue”, porque o satélite fica completamente na sombra do planeta e reflete uma cor avermelhada.

De acordo com informações da Gaúcha ZH, o eclipse poderá ser visto apenas parcialmente do território brasileiro, já que ele ocorrerá próximo do amanhecer, por volta de 05h48 no horário de Brasília.





O astrônomo Luiz Augusto L. da Silva, integrante da Rede Omega Centauri para o Aprimoramento da Educação Científica, informou que a entrada da Lua na penumbra – região de obscurecimento parcial que margeia a sombra que a Terra projeta no espaço – é o que define o eclipse lunar.

“Essa etapa é visualmente imperceptível, porque tudo que começa a acontecer é uma diminuição muito pequena da intensidade do brilho lunar”, explicou o astrônomo.

Profecias

Os eclipses lunares, descritos como Lua de Sangue, são sempre eventos que atraem a atenção pela beleza do fenômeno, e também pelas linhas interpretativas teológicas que o associam a profecias.

O professor Christopher J. Katulka produziu um artigo sobre as profecias bíblicas e o fenômeno das luas de sangue, e afirmou que as Escrituras se referem ao fenômeno sempre apontando para um evento único.

“A profecia bíblica certamente fala de uma lua de sangue. O profeta Joel teve uma visão sobre ela quando profetizou sobre ‘o grande e terrível Dia do Senhor’: ‘Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor’ (Jl 2.30-31)”.

“Mais tarde, Lucas citou Joel em Atos 2.20, e o apóstolo João usou a mesma profecia em Apocalipse: ‘O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue’ (Ap 6.12). Cada vez que a lua de sangue é mencionada, é em conjunção com outros eventos cósmicos que ocorrem simultaneamente. Portanto, se uma lua de sangue ocorreu, também deveremos esperar um sol escurecido e somente uma lua de sangue, não tétrades. Além do mais, cada escritor [bíblico] apontava para o mesmo acontecimento futuro”, contextualizou.

Em suas ponderações, Katulka diz que “atribuir valor profético a essas luas de sangue é algo que atrai a nossa atenção, mas os eventos a que se referem são aleatórios”, levando a um descompasso com a narrativa bíblica.

“Existe apenas uma ‘lua de sangue’ bíblica, e ela brilhará em lugar de um Sol escurecido e de estrelas apagadas, quando o Senhor julgar este mundo. Até então, cada lua de sangue é um exemplo da majestosa obra das mãos de Deus”, concluiu o professor, que leciona Bíblia na instituição The Friends of Israel, nos Estados Unidos.



Nenhum comentário: