"Pois aqueles que desprezaram o dia das pequenas coisas terão grande alegria ao verem a pedra principal nas mãos de Zoroba­bel".

Zacarias 4:10a

Todo maratonista, antes de correr, teve que aprender a dar o primeiro passo. Pequenos começos podem parecer simples demais ou até vergonhosos para alguns no início. Mas é fato que muitas pessoas que alcançam êxito em suas vidas têm trajetórias bastante modestas e até desconfortáveis no princípio. No versículo de hoje vemos um encorajamento do Senhor ao profeta Zacarias, para incentivar os que regressavam do cativeiro na reconstrução do templo. Uma outra tradução diz: "Não desprezem os pequenos começos".

Outro bom exemplo na Bíblia é Davi, o rei que no início foi um simples pastor de ovelhas. Neste primeiro ofício ele fez o seu melhor, com gratidão e louvor ao Senhor. Por isso Deus, que vê o coração, o honrou lhe confiando um rebanho ainda maior: a grande nação de Israel. E você? Tem uma tarefa desafiadora, como a reconstrução do templo? Sente-se pequeno e esquecido no pasto, cheirando a ovelhas? Não despreze os humildes começos... Força! Mantenha a fé e a confiança naquele que pode te recompensar pelo esforço, fazendo das coisas simples algo muito especial!

Se esforce nas pequenas coisas:


  • Ore e agradeça ao Senhor pela sua condição hoje, mesmo que esta seja modesta e humilde.
  • Aproveite a oportunidade de ser fiel no pouco. Deus promete muito mais (Mt. 25:23).
  • Faça o seu melhor, trabalhe e dedique-se sempre, mesmo que não seja visto pelas pessoas.
  • Não se envergonhe das tarefas pequenas. Estas podem ser uma preparação valiosa para algo maior que está por vir!
  • Deus está contigo! Procure conhecê-Lo mais diariamente através da Sua Palavra.
  • Busque glorificar a Deus nas pequenas coisas. 

Para Orar:

Meu Jesus, tu és o meu Senhor e meu melhor amigo. Ajuda-me a não desprezar os pequenos começos da vida. Ensina-me a ser esforçado, grato e fiel ao longo desse caminho. Peço a Tua benção e direção. Que eu possa te louvar e honrar por tudo que acontece na minha vida. Em nome de Jesus, amém!