5.07.2013

A PARÁBOLA DO TESOURO ESCONDIDO








(Evangelho de Mateus cap. 13 vers.44-50)

44- O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem tendo-o achado, escondeu . E , transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.

A parábola da pérola

45- O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas ; 46- e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.

A parábola da rede

47- O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que , lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. 48- E, quando já está cheia , os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora. 49- Assim será na consumação do século ;sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos,. 50- e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.



Lição que extraímos:

As parábolas do Tesouro e da Pérola ensinam duas grandes verdades : 1) O reino dos céus é um tesouro de valor incalculável que deve ser buscado acima de tudo 2) É obtido quando renunciamos a tudo que nos impede de ser parte dele. Vender tudo significa que de todo nosso coração devemos abdicar de todos os demais interesses por um único interesse supremo, que é Cristo.

A parábola da Rede revela mais uma vez a verdade que Cristo enfatizou, isto é, que nem todos que estão no reino, na sua presente fase visível aqui na terra são verdadeiramente filhos de Deus. As igrejas locais e denominações cristãs nem sempre são sinônimos de genuíno povo de Deus, que consiste de todos salvos pela graça de Deus, mediante a fé e que vivem em santidade e justiça. Na parábola da Rede que trata da volta de Cristo para julgar o mundo depois da tribulação a ceifa dos ímpios e a dos justos está na mesma ordem mencionada na parábola do joio e do trigo: os ímpios são ceifados primeiro, e os justos , em segundo lugar. Tal seqüência mostra claramente , que a separação dos ímpios entre os justos terá lugar no fim da tribulação , e não no arrebatamento da igreja, ocasião em que o povo peculiar do Senhor é retirado do mundo. Nesta parábola Cristo volta a ressaltar o fato de que entre o povo de Deus há muitos que não são verdadeiramente leais a Ele e à sua Palavra.



www.salmos.reflexoes.nom.br

Carro invade igreja e motorista alega que o veículo “estava perseguindo um demônio”



Ilustrativa

Um homem derrubou invadiu um templo da Igreja Católica derrubando suas portas na cidade de Múrcia, na Espanha. Ele alegou que seu carro estava “perseguindo um demônio”.

De acordo com o jornal local La Opinion de Murcia, inicialmente as autoridades acreditaram que se tratava de um acidente, porém após interrogar o motorista, descobriu-se que o estrago havia sido causado propositadamente.

A invasão ocorreu por volta das 7h30 da manhã, horário em que a igreja está quase vazia. Mesmo assim, houve histeria, pois as pessoas que estavam no local sofreram ferimentos leves, como escoriações nas mãos e pernas, e achavam que tratava-se de um ataque.

Testemunhas disseram que o motorista forçou o portão com seu carro, e quando conseguiu derrubá-lo, o barulho causado foi semelhante ao de uma bomba.

Logo após o acidente, o homem foi preso pela polícia e submetido a um teste de bafômetro na delegacia, mas o resultado foi negativo. Ainda assim, teve que passar duas noites na cela para que fossem definidas as datas que deverá comparecer ao tribunal e os valores que deverão ser pagos para o conserto na igreja. A polícia suspeita que o motorista tenha problemas mentais.

Embriaguez ao volante

Em Guarulhos, SP, um carro desgovernado também invadiu um templo da Assembleia de Deus, onde pelo menos cinco pessoas ficaram feridas, de acordo com informações da Folha de S. Paulo.

A polícia afirmou que os ocupantes do carro apresentavam sintomas de embriaguez, e o motorista perdeu o controle do veículo após acelerar. Os envolvidos no acidente foram levados à delegacia e o motorista foi preso.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Museu de Israel expõe pela primeira vez a “Pedra da Revelação do Anjo Gabriel”






O Museu de Israel, localizado em Jerusalém, colocou em exposição o objeto que é considerado o mais importante achado arqueológico na região desde a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto, nas décadas de 1940 e 1950.

A pedra que está sendo exibida pelo museu, chamada “Pedra da Revelação do Anjo Gabriel”, traz uma inscrição do século 1° a.C, na qual o narrador se identifica como o anjo Gabriel. De acordo com o G1, a peça, que foi descoberta em 2007 na região do Mar Morto, é o objeto central da exposição “Eu sou Gabriel” e abordará a figura desse anjo nos primeiros anos do judaísmo rabínico, do cristianismo e do islamismo.

A exposição organizada pelo Museu exibe também outros manuscritos raros, como cópias antigas da Bíblia e fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto e do Codex de Damasco do século 13.

O texto contido na peça, escrito em tinta sobre pedra, apresenta de 87 linhas em hebraico escritas em primeira pessoa, onde o narrador identifica-se como o Anjo Gabriel. Aparentemente, trata-se de uma conversa do anjo com um profeta, segundo os pesquisadores, que explicam também que a pedra procederia da margem leste do Mar Morto, na Jordânia.

Por Dan Martins, para o Gospel+

5.06.2013

Criança Tem Anjo da Guarda?





“Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque eu vos afirmo que os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de meu Pai celeste” (Mateus 18:10).
Em certa ocasião, desejando dar aos discípulos uma lição sobre humildade (Mt 18.1), o Senhor Jesus chamou uma criança para perto de si (v. 2) e ensinou aos discípulos a necessidade de alguém se tornar como uma delas para entrar no Reino (v. 3-4). Receber uma criança no nome do Senhor significa receber ao próprio Senhor (v. 5). Em seguida, o Senhor falou do castigo dos que colocam tropeços diante dos “pequeninos” que crêem nEle (v. 6-9) e advertiu os discípulos a que não os desprezassem, diante do cuidado vigilante de Deus por eles, através dos anjos (v. 10).
 Este dito é difícil porque sugere a existência de “ anjos da guarda” de crianças, que estariam constantemente na presença de Deus, velando e cuidando das crianças. O conceito de que cada crente tem um anjo da guarda enviado por Deus sempre foi popular entre os cristãos, e tem se tornado ainda mais popular com a crescente onda de fascínio pelos anjos que tem invadido as igrejas evangélicas, acompanhando o aumento do misticismo e do ocultismo no mundo.
Há várias interpretações para este dito difícil de Jesus.

1. Os anjos no céu são as almas das crianças quando morrem.

De acordo com este entendimento, Jesus ensinou que as almas das crianças (os “anjos” delas) vão para o céu após a morte das crianças, e ficam continuamente na presença de Deus. De acordo com esta interpretação, Jesus mandou que os discípulos não desprezassem as crianças pois elas, quando morrem, vão, na forma de anjos, morar na presença de Deus. Alegam que Jesus se referiu aos “seus anjos no céu”, indicando que se refere ao que acontece após a morte. A dificuldade óbvia com esta interpretação é que identifica alma com anjo, uma associação impossível à luz do Novo Testamento. A alma faz parte da personalidade humana, enquanto que um anjo é um ser distinto do homem. As pessoas não se transformam em anjos quando morrem, conforme a crendice popular, mas suas almas comparecem, como almas, à presença de Deus.

2. Cada criança tem um anjo da guarda.

Outra interpretação entende que a expressão “seus anjos” se refere a anjos destacados por Deus para guardar cada criança, e que neste labor, eles ficam subindo constantemente ao céu, na presença de Deus, para dar relatórios de suas atividades e interceder em favor das crianças. Esta doutrina é defendida pela Igreja Católica, que diz que no batismo cada criança recebe seu anjo da guarda, que é enviado por Deus para proteger e aconselhar esta criança toda a sua vida. Esse anjo é também chamado, na teologia católica, de “anjo custódio”.
Há várias passagens bíblicas usadas para defender esta interpretação. “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Salmo 34:7) é uma das mais conhecidas. Também Gênesis 48.16, onde Jacó se refere a um anjo que o teria livrado de todo o mal (na verdade, refere-se ao anjo do Senhor). Menciona-se também o anjo que veio em socorro de Daniel (Dn 6.22). Estas e outras passagens entretanto não provam o ponto, apenas mostram que Deus envia anjos para proteger e salvar seus servos em determinados momentos. A idéia de “ anjo da guarda” para cada criança é bastante estranha à luz da doutrina bíblica, muito embora esteja claro que uma das funções dos anjos é proteger os filhos de Deus. Nenhuma das passagens geralmente usadas para provar a existência de “anjo da guarda” realmente prova coisa alguma. Ao final, existe muita influência da crendice e da superstição popular sobre o assunto.

3. Os “pequeninos” são os crentes em Jesus Cristo.

A outra interpretação defende que a chave para entendermos este dito difícil de Jesus é a palavra “pequeninos”. A quem Jesus se refere? O termo pode ser tomado literalmente como se referindo às crianças, como as duas interpretações acima o fazem, ou figuradamente, como se referindo aos discípulos de Jesus. Esta última possibilidade resolve o problema e tem apoio bíblico. Primeiro, Jesus usa regularmente o termo “pequeninos” para se referir aos discípulos, cf Mt 10.42; 18.6; Mc 9.42; Lc 17.2. Note que nos versos 1-5 Ele se referiu claramente às “crianças”, e nos versos 6-10 Ele menciona os “pequeninos”. Segundo, os discípulos são comparados com crianças, no que diz respeito à confiança em Deus. Terceiro, a passagem se encaixa no ensino geral do Novo Testamento sobre o ministério dos anjos em favor dos filhos de Deus, como Hebreus 1.14. Portanto, a melhor explicação para esta passagem é que Jesus está ensinando que Deus envia seus anjos para assistir aos “pequeninos”, que são os seus discípulos, os filhos de Deus pela fé, comparados a crianças, e que, portanto, nós não devemos desprezar estes “pequeninos”. Esse ministério angélico para com os “pequeninos” faz parte do cuidado geral que os anjos desempenham, pelo povo de Deus (cf. Sl 91.11; Hb 1.14; Lc 16.22).
A passagem não está ensinando que cada crente ou criança tem seu próprio “anjo da guarda”, como era crido popularmente  entre os judeus na época da igreja primitiva. Fazia parte desta crença que o “anjo guardião” poderia tomar a forma do seu protegido (cf. At 12.15). Ela simplesmente expressa o cuidado geral de Deus por seu povo através dos anjos
por: Augustus Nicodemus Lopes

5.05.2013

Conhecida como a psicóloga que motivou projeto de “cura gay”, Marisa Lobo afirma: “ex-gays existem e precisam ser respeitados” Por Dan Martins em 5 de maio de 2013



Essa semana, o deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) recolocou em pauta de votação da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) o polêmico projeto apelidado pela mídia de “cura gay”. O projeto, proposto em 2011 pelo deputado federal João Campos (PSDB-GO), havia sido engavetado pela comissão, e agora foi colocado de novo em discussão pelo deputado.

A psicóloga Marisa Lobo, que é vista como o pivô do projeto, falou sobre a retomada das discussões a respeito da proposta de Campos, e comentou sobre a determinação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que o projeto visa derrubar, e hoje proíbe que os profissionais de psicologia recebam pacientes que busquem tratamento ou orientação em busca de mudar sua orientação homossexual.
- Eu tive coragem de dizer, como psicóloga, que quem manda na terapia é o paciente e que deve estar em primeiro lugar o desejo dele. Se o desejo dele é de mudar sua condição, opção ou orientação, não sendo doença, o que eu sei que não é e não trato como tal, trato como uma condição humana, eu vou ajudá-lo a mudar – explicou Marisa Lobo, em entrevista ao Jornal Zero Hora.
- E está uma confusão tão grande que a própria resolução diz que tenho que atender o desejo do paciente, ainda que seja para mudar sua condição, orientação ou opção. Eles estão deixando claro que se o paciente quiser mudar sua opção, eu tenho que atendê-lo – completa a psicóloga, que diz ainda que a resolução é contraditória, além de classificá-la como “uma usurpação de poder” e “cerceamento de direito”.
Marisa Lobo comentou ainda que o projeto havia esbarrado no preconceito, por causa da militância da LGBT, mas afirmou que esse talvez não fosse o melhor momento para retomar a decisão, explicando que isso pode motivar uma perseguição religiosa por parte de ativistas gays.
Porém, a psicóloga defende que a discussão proposta pelo projeto é importante, porque trata da dignidade daquelas pessoas que decidiram abandonar a homossexualidade.
- Ao mesmo tempo em que ela [a resolução] diz que é para dar dignidade ao homossexual ela está tirando a dignidade do sujeito que não quer mais ser homossexual – afirma Marisa Lobo.
- O que está acontecendo é que a psicologia é militante da LGBT, e ela não poderia. Quem fiscaliza o Conselho? Ninguém. Então, o Congresso vai fiscalizar – completou.
Ressaltando a importância que vê em reconhecer os direitos dos “ex-gays”, a psicóloga disse ainda estar lutando nesse sentido junto à ONU, através de um relatório no qual relata a existência de tal grupo de pessoas, e pede o reconhecimento dos direitos humanos deles.
- Estou fazendo um relatório provando a existência de ex-gays, tudo registrado em cartório. Tenho quase cem casos, quando chegar em cem, eu vou levar para a ONU, que está me esperando. Vou exigir que essas pessoas sejam reconhecidas, porque assim como os gays têm seus direitos e devem ser respeitados, os ex-gays também existem, estamos cometendo uma injustiça. Se ele deixou de ser gay, é um direito humano dele. – afirmou.

Site Hackeado

Alvo constante de críticas e ataques ideológicos de ativistas gays, Marisa Lobo comentou também nessa semana que teve o seu site hackeado, e que os invasores colocaram imagens de demônios com a mensagem: “somos uma legião, não perdoamos, e não esqueceremos”, segundo o The Christian Post
- Hoje estou muito revoltada e cansada, hackearam meu site www.psicologiacrista.com.br. Estes dias foi meu e-mail da globo.com, entraram no meu face já 3 vezes – informou em seu Facebook.
A psicóloga disse ainda que iria denunciar o ataque virtual à delegacia especializada, e declarou que os ataques que tem sofrido estão prejudicando todo o seu trabalho.
- Vou à delegacia de crimes virtuais, mas é tão cansativo tudo isso, é tanta pressão, que confesso, tenho me sentido como Elias, e querendo sumir deste mundo. Os ataques vêm de todos os lados, e não tenho condições financeiras para estar me defendendo, blindando meus sites, e contratando advogados, meu trabalho tem sido muito prejudicado – desabafou.
- Se alguém se alegra com minha desgraça, pode comemorar, estou no fundo do poço, mas não comemore muito, pois ainda tenho a visão do alto – completou a psicóloga, pelo Twitter.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Eleição da Convenção Geral das Assembléia de Deus do Brasil poderá ter recontagem de votos



eleição ocorrida durante a Quadragésima Primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB) poderá ter os votos recontados. A Comissão Eleitoral se reunirá nos próximos dias 6 e 7 para analisar pedidos de recontagem de votos da eleição, realizada no dia 11 de abril, em Brasília.

De acordo com o pastor Antônio Mesquita, do blog Fronteira Final, a recontagem de votos foi pedida por candidatos derrotados na votação, todos eles pertencentes ao grupo que apoia o pastor José Wellington, que foi reeleito presidente da Convenção. Um deles é Isaías Coimbra, candidato à quinta secretaria, que teve 6.141 votos, mas perdeu o cargo para Jonas Francisco, com 6.932 votos. O outro nome que pede a recontagem é Josias Silva, da AD-Cubatão, Baixada Santista (SP). Ele teve 7.002, mas foi derrotado por Ivan Pereira Bastos, da Confrateres-ES, com 7.236 votos.
Outro pedido vem do pastor Nehemias Gaspar de Araújo, de Minas Gerais, candidato a 2º tesoureiro, que foi derrotado pelo também mineiro, Álvaro Além Sanches, que obteve 7.868 votos.
Além desses, todos os candidatos ao Conselho Fiscal e que pedem recontagem são do grupo de José Wellington. Todos os eleitos no conselho pertencem ao grupo de apoio de Samuel Câmara, que foi derrotado por Wellington à presidência da Convenção.
Um dos motivos alegados para o pedido de recontagem é o de que muitos mesários, dos dois lados, ao tomarem conhecimento do resultado do presidente eleito, ‘jogaram tudo pro alto’. Eles teriam abandonado suas funções e pastas de oficialização da contagem dos votos, segundo os reclamantes. Outro motivo é que, em alguns casos, houve pequena diferença e também porque havia disputa acirrada num verdadeiro sobe-e-desce da dianteira na contagem, porém, não parece ser consistente.
- Alguns argumentos para a recontagem escondem o real motivo, o próprio recalque pela derrota e o revanchismo – afirma Mesquita sobre os pedidos.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Thalles estreia programa na Rede Gospel 90.1 FM e já comemora sucesso de audiência





Desde o último dia 6, está no ar o programa #SouDos3, apresentado por Thalles, todos os sábados, às 20h, na Rede Gospel 90.1 FM. Em menos de quatro semanas, a atração, que é um diário da vida do cantor, já é sucesso na grade de programação da emissora.
“Este projeto nasceu a partir de um convite que recebi do Apóstolo Estevam Hernandes e da Bispa Sônia durante algumas de nossas conversas. Inicialmente, a missão parecia impossível, diante de todos os compromissos do nosso ministério. No entanto, depois de estabelecermos a configuração do programa, tudo ficou mais fácil e divertido”, disse Thalles.
#SouDos3 é um programa de reflexões, ministração, entrevistas, histórias e testemunhos que Thalles grava durante suas viagens e momentos de descanso. “Às vezes, estou no avião, no hotel, no camarim e surge aquela inspiração. Na mesma hora, tiro o gravador do bolso e registro aquele pensamento. Tenho total liberdade para conduzir o meu programa e, por conta disso, cada um deles acaba tendo uma estética diferenciada. O foco é na reflexão ou em entrevistas com pessoas que foram transformadas por Deus a partir de minhas canções. A ideia é conversar com o ouvinte como se estivesse cara a cara com ele. Falo de coisas do dia a dia, dos bastidores dos shows, de encontros especiais e de experiências pessoais que tenho com o Espírito Santo. #SouDos3 é assim: o roteiro é Deus quem faz, eu só obedeço”, explica o cantor.
De acordo com supervisor da Rede Gospel FM, Giba de Jesus, a emissora tem recebido milhares de mensagens elogiando a iniciativa. “O programa já está colhendo bons frutos e, ao que tudo indica, tende a colher muito mais. Todos os dias recebemos vários testemunhos de pessoas abençoadas e edificadas por Deus com as experiências do Thalles. Isso é motivo de grande satisfação para nós”, destacou.
#SouDos3 é transmitido todos os sábados, a partir das 20h, com 55 minutos de duração, na Rede Gospel 90.1 FM. O programa também pode ser acompanhado pelo site www.radiogospelfm.com.br.

Garotinho acusa Rede Globo de prestar serviços à ditadura




Na última segunda-feira (29) o deputado Anthony Garotinho usou seu espaço na sessão da Câmara para criticar uma matéria publicada na Revista Época que atacava sua família.

“A família Garotinho, a D. Rosinha Garotinho, atacada injustamente na matéria; a minha filha, a Deputada Clarissa Garotinho; e eu fomos eleitos pelo povo. O que vocês ganharam prestando favores à ditadura militar”, disse ele se referindo às Organizações Globo.
Garotinho não poupou palavras para criticar a empresa carioca, dizendo que os canais de rádio e TV foram adquiridos graças aos serviços prestados aos ditadores.
Sobre a reportagem da revista semanal, o ex-governador do Rio de Janeiro disse que era “falsa, eleitoreira e mentirosa” com o único objetivo de influenciar os leitores a acreditar nas inverdades.
Garotinho criticou a forma como a Globo usa sua influência para tratar de assuntos políticos enviando um recado à emissora dizendo que não tem medo. “Alguns recuam. Eu, como não devo nada à Globo e sei que aquela matéria é mentirosa, falsa e eleitoreira”.
Se dirigindo aos deputados que estavam presentes na sessão, o representante do PR pediu ajuda para votarem favoravelmente no projeto de direito de resposta sumário para que as empresas não demorem “cinco anos” para dar a oportunidade da pessoa ofendida se defender.
“Então, estou hoje aqui indignado e peço que V.Exa. e os colegas votem o projeto de direito de resposta sumário, porque senão essa gente vai continuar fazendo isso. Mentem, e daqui a 5 anos, nós vamos ganhar o direito de resposta”, pediu.
Assista o discurso de Anthony Garotinho:

Novo vídeo de Thalles Roberto gera polêmica






O clipe da música ‘Filho Meu’ do cantor Thalles Roberto, que representa uma conversação entre Deus e seu filho, tem gerado polêmica nas redes sociais.
Na última terça-feira, 30/04, depois de muita expectativa, Thalles Roberto lançou oficialmente o seu clipe da música “Filho Meu”, que faz parte do repertório de seu novo CD pela Graça Music, “Sejam Cheios do Espírito Santo”.
O cantor comemorou o lançamento de seu clipe, em sua Fan Page, onde disse que “Esse clipe está mergulhado na unção do Espírito Santo. Milhares de vidas serão salvas através do que Deus vai fazer. Deus vai salvar uma multidão. Compartilhem o vídeo e me ajudem a anunciar o Evangelho do Reino”, mas o que o cantor não imaginava é que esse clipe iria gerar muita polêmica.
A música do referido Clipe, representa uma conversação entre Deus e seu filho. No canal DigitalMusicOficial, o vídeo até o fechamento desta matéria contava quase 500 mil visualizações, e com 3.372 comentários.
Alguns dos comentários criticam a maneira como o vídeo é apresentado, “Porta na cara eu não sei, mas dizer que esse clipe é perfeito, isso sim doi, e muito..”, comentou a internauta Camila Carvalho.
Já o internauta Liro Dion, escreveu “O que me assusta eh a soberba. Falar de Deus em primeira pessoa??? Thales quer ser deus? O deus dele nao eh o meu Deus!”, já a usuaria Lua Lui, escreveu “Eu acho o seguinte a maneira que o thalles se expressa nesse “louvor” é muito pesada ele tem que ver que ele está falando o nome de Deus que é santo,ele parece estar o tempo todo debochando.Só que a palavra de Deus diz,que Ele é tardio em irar-se mais ai daquele que provar da tua ira.”
Mas não só criticas o vídeo atraiu, mas também elogios como escreveu o Neilton de Oliveira“Otima Canção!! Quem já se afastou dos caminhos do Senhor! sabe muito bem o que a letra dessa musica fala.” Já Andrea Melo comentou dizendo “COMO ESSA MUSICA MEXE COM TODOS NÓS!!!!EITA DEUS BOMMMM USA SENHOR USA SENHOR.”
Apesar de todas as críticas, a pré-venda do CD Sejam Cheios do Espírito Santo’, alcançou o segundo lugar em vendas no Itunes.
Com previsão de lançamento para junho, “Sejam Cheios do Espírito Santo” reúne músicas que retratam experiências pessoais do cantor com Deus. Ao total, são 17 faixas inéditas e uma introdução, incluindo a música Maravilha, que foi tema do filme Três histórias, um destino, da Graça Filmes.
Assista ao vídeo abaixo, e deixe a sua opinião.

Evangélico é preso por fazer protesto contra pastores durante o Gideões 2013: “Jesus vem com chicote”



Quem foi para Camburiú em Santa Catarina para ver o 31º Congresso de Gideões Missionários da Última Hora não viu apenas uma grande quantidade de evangélicos, jornalistas e pastores, mas também reparou em uma figura que se destacou no meio dos fiéis: o Professor Valentim, mais conhecido como “Gaucho Solitário”, devido aos protestos que realiza nas ruas da cidade desde 1976, quando foi eleito vereador pela primeira vez. Hoje, com 79 anos, é ex-professor de filosofia, psicologia e história e ex-prefeito de Bagé.

Valentim Antunes Casalli, seu nome completo, entrou no ginásio Irineu Bornhausen no último domingo, 28 de Abril, não para assistir as pregações dos pastores, mas para protestar contra eles. O “Gaucho Solitário” afirma que, por ser evangélico se sentiu ofendido pelo conteúdo do que era pregado no Gideões 2013 e levou duas faixas para o ginásio. Em uma se lia “alô vendilhos do templo, mercadores da fé. Jesus vem com chicote” e na outra apenas “Jesus, cadê o chicote?”. O professor acabou expulso do local e preso pela Polícia Miliar por crime “ultraje a culto e pertubação de culto religioso”, de acordo com o jornal local Linha Popular.
Após assinar um termo circuncidado para ser solto, o “Gaucho Solitário” afirmou ao jornal Diarinho que sua intenção era protestar apenas contra os pastores que pediam dinheiro no púlpito durante o Gideões. Ele conta que antes de tudo chegou a ir para o evento como qualquer outro evangélico mas após presenciar um dos pastores pedindo R$50 mil em ofertas, decidiu ir “para casa, e no domingo voltei com um cartaz para protestar contra os dirigentes, pois eles fizeram jus à manifestação de vendilhões do templo e mercadores da fé”, disse ele antes de completar, “Jesus vai vir com um chicote”.
O professor Valentim foi enquadrado no artigo 208 do Código Penal brasileiro que pune quem “escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso”. Se condenado ele pode ter que cumprir de um mês à um ano de prisão ou multa.
O Congresso de Gideões Missionários da Última Hora é um dos maiores eventos religiosos do Brasil e reúne diversos pastores e pregadores para levantar ofertas para financiar o trabalho missionário evangélico em diversos países pelo mundo.
Por Renato Cavallera, para o Gospel+

Não toqueis nos meus ungidos...



Por Eliseu Antonio Gomes

.
Ao observar a história da humanidade não há dificuldade para constatar a forte tendência do homem para estabelecer ídolos para si.
.
Nos tempos bíblicos, vemos que havia exageradamente ídolos para todos nas tradições egípcias. Na Índia, as vacas permanecem intocáveis, inclusive se o animal resolver dormir em pleno asfalto, atrapalhando o trânsito de uma importante estrada vicinal. Nas ilhas galápagos, a tartaruga é alvo da idolatria de seus nativos, capazes de hostilizar quem ousar argumentar contrariamente tal situação. Católicos e as estátuas... Alguns muçulmanos são capazes de partir para ofensas, afrontas, atos violentos de linchamentos quando suas paixões da religião islâmica são desrespeitadas. 
.
O grande problema no tratamento dispensado aos pregadores e cantores famosos, por parte de uma parcela da comunidade evangélica, é o uso do jargão "não toqueis no meu ungido", como se cristãos famosos fossem inerrantes, 100% santos, perfeitos, incapazes de falhar.
.
O que dizer dessa atual conjuntura do cenário gospel? O sentimento que permeia o meio é diferente do que há no mundo? Se o irmão anônimo recebe críticas construtivas, não haverá problemas para quem o criticou; mas se houver crítica contra o comportamento de um pastor com nome proeminente, ou um cantor de grande vendagem de CDs evangélicos, o autor da crítica receberá reprimendas. Ao apontar o erro, quem aponta está sujeito a ser considerado fariseu, juiz, ouvir adjetivos feios, e ser excluído da roda de amigos.
.
Será que ao apontar o erro de portadores de fama, é manifestado o lado escuro do evangélico idólatra, o demônio cultivador da idolatria se levanta na vida de adoradores de seres humanos? É exatamente isso que dizem muitos críticos de famosos.
.
Mas o que é ser ungido? Davi foi um ungido do Senhor assim como Saul, mas tanto um como o outro foram exortados por profetas. Davi por Natã e Saul por Samuel. Ninguém está isento de pecar, portanto todos estão sujeitos à exortação.
.
É um grande erro usar a frase "não toqueis no meu ungido" para blindar pessoas e assim abrir a elas passagem  à imoralidade, para que possam fazer tudo o que desejarem sem serem acusadas de cometer erros, sem serem  repreendidas ou exortadas ao conserto com Deus.
.
"Não toqueis no meu ungido". Não sei se tal frase poderá sempre significar que a pessoa que a diz é uma idólatra. Mas com certeza significa um equívoco, quando é dita no sentido de querer classificar e solidificar uma hierarquização. No Novo Testamento todos os cristãos convertidos são pessoas ungidas pelo Espírito (1 João 1.20, 27). E todas as pessoas ungidas receberam unção igual porque são amadas por Deus sem distinção, e Deus quer o bem delas na mesma proporção.
.
Tocar no ungido de Deus - evangélico anônimo ou famoso, liderado ou líder - é realmente uma atitude perigosa se a ação é feita por conta própria, porque a ira do homem não manifesta a justiça divina (Tiago 1.20). O amor não faz mal, o cumprimento da lei da Cristo é amar (Romanos 13.10; 1 Coríntios 9.21). Quem age pelos métodos carnais em suas críticas, apesar de usar capa de religiosidade, atenta contra o próprio bem-estar futuro, porque o mandamento de Cristo para todos é proceder amando o semelhante como a si mesmo,  e os desobedientes a essa ordem não têm como fugir do Dia de Acertos de Contas, no porvir, quando lhe será dado como castigo o sofrimento eterno (Gálatas 6.1-10).
.
Olhando a situação por outro ângulo, alguns críticos realmente estão errados em suas críticas. Não foi sem propósito que Paulo escreveu: "Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna" - Judas 20, 21. Nem todos que criticam famosos são porta-vozes de Deus ao criticar. Eles falam motivados por boas intenções equivocadas, ou interesses pessoais, ou inveja. E por fina ironia, até esses críticos estão constituídos como ídolo gospel por uma gama de evangélicos idólatras, gente viciada em procurar ciscos nos olhos do próximo.
.
E.A.G.
.
Eliseu Antonio Gomes, do Belverede
Equipe UBE Blogs