4.27.2013

Para que todos vivam bem: projeto social voltado a deficientes visuais oferece assistência médica e pedagógica



Ilustrativo.






“Para que todos vivam bem” é um projeto do Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para Cegos (ILITC), fundado em 1979, para atender deficientes visuais com perda total ou parcial da visão.
Entre os atendidos pelo ILITC, estão também pessoas que tem a perda de visão associadas a outras deficiências, como paralisia cerebral, heteroagressividade, paralisia dos membros inferiores e superiores, entre outros.
O público-alvo do ILITC é formado por pessoas que residem no município de Londrina e região, que são atendidas na clínica terapêutica, onde são realizados atendimentos de reabilitação postural, hidroterapia, atendimento neuropediátrico, estimulação visual, desenvolvimento social, pessoal e familiar; e no setor pedagógico, que prioriza o atendimento para alunos da educação infantil ao Ensino Médio, incluindo a educação de jovens e adultos, ofertando apoio especializado à escolaridade.
Segundo o site do Criança Esperança, a missão do ILITC é servir aos deficientes visuais – inclusive aqueles que possuem outras deficiências associadas – para que possam superar barreiras físicas, através de preparos e instruções para possam ter uma vida produtiva em sociedade.
O projeto “Para que todos vivam bem” é o braço infanto-juvenil do ILITC, que oferece serviços pedagógicos e terapêuticos para crianças, adolescentes e jovens que possuem deficiência visual total ou parcial, bem como para aqueles que possuem outras deficiências associadas à perda da visão.
Dentro desse contexto, o projeto oferece atendimentos multiprofissionais para que o público conquiste dignidade, independência e qualidade de vida.
O projeto “Para que todos vivam bem” foi reconhecido pela Unesco e receberá verbas das doações feitas ao Criança Esperança para adquirir equipamentos especializados para o atendimento de deficientes visuais.
Saiba mais sobre o Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para Cegos acessando o siteilitc.org.br, ou entrando em contato pelo e-mail ilitcsaude@sercomtel.com.br ou pelos telefone (43) 3337-4330.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Nenhum comentário: