6.10.2014

Como tomar uma decisão difícil





Salmo 139  (de Davi)

   Senhor, tu me sondas

   e me conheces.
2-Sabes  quando me assento
   e quando me levanto;
   de longe penetras 
   os meus pensamentos.
3-Esquadrinhas o meu andar
   e o meu deitar
   e conheces
   todos os meus caminhos. 
4-Ainda a palavra me não chegou
   à língua,
   e tu, Senhor, já a conheces toda.
5-Tu me cercas por trás e por diante
    e sobre mim pões a mão.
6-Tal conhecimento
    é maravilhoso demais para mim:
    é sobremodo elevado,
     não o posso atingir.
7- Para onde me ausentarei
    do teu Espírito ?
     Para onde fugirei da tua face ? 
8- Se subo aos céus, lá estás;
     se faço a minha cama
     no mais profundo abismo,
     lá estás também; 
9- se tomo as asas da alvorada  
     e me detenho
     nos confins dos mares,
10-ainda lá me haverá de guiar
     a tua mão,
     e a tua destra me susterá.
11-Se eu digo : as trevas, com efeito,
     me encobrirão,
     e a luz ao redor de mim
     se fará noite,
12-até as próprias trevas
     não te serão escuras :
     as trevas e a luz são a mesma coisa.
13-Pois  tu formaste o meu interior
     tu me teceste
     no seio de minha mãe.
14-Graças te dou, visto que por modo
     assombrosamente maravilhoso
     me formaste;
     as tuas obras são admiráveis,
     e a minha alma o sabe muito bem;
15-os meus ossos
      não te foram encobertos,
      quando no oculto
      fui formado e entretecido
      como nas profundezas da terra.
16-Os teus olhos me viram
      a substância ainda informe,
      e no teu livro foram escritos
      todos os meus dias,
     cada um deles escrito
     e determinado
     quando num um deles havia ainda.
17-Que preciosos para mim, ó Deus,
     são os teus pensamentos!
     E como é grande a soma deles!
18-Se os contasse,
     excedem os grãos de areia;
     contaria, contaria,
     sem jamais chegar ao fim.
19-Tomara, ó Deus,
     desses cabo do perverso;
     apartai-vos, pois, de mim,
     homens de sangue.
20-Eles se rebelam insidiosamente
     contra ti
     e como teus inimigos falam malícia.
21-Não aborreço eu, Senhor,
     os que te aborrecem ?
     E não abomino os que contra  ti
     se levantam?
22-Aborreço-os com ódio consumado;
     para mim são inimigos de fato.
23-Sonda-me, ó Deus, e conhece
     o meu coração,
     prova-me e conhece
    os meus pensamentos;
24-vê se há em mim
     algum caminho mau
     e guia-me pelo caminho eterno.

Nenhum comentário: